Pesquisar

Postagens populares

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Quando aparecem vários concursos de uma só vez!


 

“Não tente abraçar o mundo fazendo tudo que aparecer. Veja o cargo que você mais tem afinidade, aquele que você realmente deseja passar”

Não havia nenhum edital em aberto, você estava estudando para um concurso específico e já tinha se programado para esgotar todo o conteúdo do edital, até o concurso realmente sair. Ou, então, estava fazendo um curso mais extenso e não estava se preparando para um concurso específico, mas também se programou para estudar com calma as principais matérias. 
Porém, aquele concurso que você esperava, saiu antes do tempo, e você que tinha planos de estudar com mais calma, não quer perder esse bom momento em que toda semana sai um novo concurso. 
É o que pode estar acontecendo com você nesse momento. Em poucos meses saíram vários concursos: TST, TRT, ANATEL, POLÍCIA FEDERAL, CGU, BANCO DO BRASIL, CAIXA, RECEITA FEDERAL, CÂMARA entre outros. Sem falar nos concursos estaduais e do DF, bem como aqueles da área jurídica (AGU, PGFN, DPF, Defensorias). 
A sensação que bate nesse momento é de desespero. O que fazer? Continuar estudando para aquele concurso que estou aguardando? Mudar os planos, ajustar as velas e seguir para outros caminhos, focando em um edital já aberto? Mas, com vários concursos, em qual se deve focar? Esse não é um pensamento isolado, todos os que estão estudando nesse momento estão com a mesma dúvida. 
Em 2004, eu me preparava para o concurso do STJ, banca Cespe, edital já publicado, prova em dois meses. Já estudava para esse certame há algum tempo e,  em poucos dias, vários editais começaram a ser publicados. A incerteza me dominou por alguns instantes, mas eu sempre me via trabalhando nesse Tribunal, era meu sonho! Eu sabia que tinha condições de passar, mas não poderia vacilar e desviar meu foco de estudo. O que fiz? Continuei olhando em frente, na mira do STJ! Quando fiz o concurso, passei dentro das vagas e,  em menos de um mês após o resultado, já estava trabalhando. Quanta emoção! Confesso que fiz outros concursos que estavam em aberto, aproveitando essa maré boa. Não tive o mesmo sucesso do STJ, mas não importava. Não posso deixar de mencionar que a minha escolha em manter-me firme nos estudos para o STJ foi motivada por uma oração que fiz, pedindo para Deus me mostrar o caminho correto. 
Nesse momento seja frio e calculista, não tente abraçar o mundo fazendo tudo que aparecer. Veja o cargo que você mais tem afinidade, aquele que você realmente deseja passar e, em seguida, examine suas reais chances de passar nesse concurso. Nesse caso, direcione seus estudos para esse cargo, mas faça também outros concursos que envolvam matérias semelhantes ao concurso que você escolheu. 
Contudo, se o cargo que você deseja ainda não está ao seu alcance pelo fato de envolver muitas matérias que não terá tempo de estudar, pense em fazer um concurso mais fácil, que envolva menos matérias e que lhe permitirá, mais a frente, retomar os estudos e alcançar o cargo que deseja.
Entendo que escolhas como essas são incorretas: CGU e TRIBUNAIS; TRIBUNAIS e POLÍCIA; CÂMARA e TRIBUNAIS; POLÍCIA e CGU. Isso porque as matérias costumam ser diferentes e, mesmo que tenham matérias parecidas, a abordagem das questões é bastante distinta. Procure, também, concursos que sejam da mesma banca. 
Faça muitos exercícios, principalmente da banca que realizará o certame que você escolheu!
Tenha fé!!! 

Fonte: Folha Dirigida, por  Gustavo Scatolino

Prepare-se para o Concurso do Banco do Brasil com uma das melhores apostilas do mercado! Material completo, com 480 páginas, aliando a demonstração de toda a teoria de maneira clara e objetiva, com inúmeros exercícios de provas anteriores, todos com gabarito. Além disso, na compra a Apostila impressa, você ganha um Cd com a última prova do cargo de Escriturárito totalmente comentada.

Aproveite essa promoção, acesse nosso site e comece sua preparação agora mesmo. Link:https://www.fitconcurso.com.br/produto.php?cod_produto=4434059 

Fit Concursos, oferecendo oportunidades...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário para o Fit Concursos

Mensagem