Pesquisar

Postagens populares

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Operadores Argumentativos


 Olá, Pessoal!

  Cordiais saudações a todos! Neste artigo, vamos ‘conversar’ um pouco sobre os operadores argumentativos. No campo da Semântica Argumentativa, os operadores ou marcadores argumentativos (também conhecidos como ‘articuladores textuais’ ou ‘marcadores discursivos’) são palavras responsáveis pela sinalização da argumentação. São certos elementos da língua, explícitos na própria estrutura gramatical da frase, cuja finalidade é a de indicar a argumentatividade dos enunciados. Introduzem variados tipos de argumentos. Complicado? Só aparentemente. Não se preocupe. “Conversando a gente se entende”, não é mesmo? Vamos lá! 
    Desde que as principais bancas examinadoras iniciaram a sua incursão avaliativa pelos gêneros textuais, pela semântica (= estudo do significado das palavras), pela linguística textual e pela análise da argumentação e do discurso, esse assunto vem-se fazendo presente em quase todas as provas. E não adianta se esquivar, pensando que ele não cairá em sua próxima prova... ledo engano!  Para você que memoriza e aprende tantas leis, códigos, incisos, parágrafos dos vários direitos (constitucional, administrativo...), uma breve lista de expressões articulatórias não dará tanto trabalho assim e lhe trará grandes benefícios, não apenas na prova de língua portuguesa, como também em sua redação. Vamos em frente!    
    As palavras que funcionam como operadores argumentativos são os conectivos (as conjunções, os advérbios, as locuções prepositivas) e outras palavras que, dependendo do contexto, não se enquadram especificamente em nenhuma das dez categorias gramaticais.
   O usuário da língua deve se conscientizar do valor argumentativo dessas marcas para que as perceba no discurso do outro e as utilize com eficácia no seu próprio discurso.

 ALGUNS TIPOS DE OPERADORES ARGUMENTATIVOS

A) Operadores que introduzem argumentos que se somam a outro, tendo em vista a mesma conclusão: e, nem, também, não só... mas também, além disso, etc.

B) Operadores que introduzem enunciados que exprimem conclusão ao que foi expresso anteriormente: logo, portanto, então, consequentemente, etc.

C) Operadores que introduzem argumentos que se contrapõe a outro (mudança na direção argumentativa), visando a uma conclusão contrária: mas, porém, todavia, embora, ainda que, apesar de, etc.

D) Operadores que introduzem argumentos alternativos: ou... ou, quer... quer, seja... seja, etc.

E) Operadores que estabelecem relações de comparação: mais que, menos que, tão... quanto, tão... como, etc.

F) Operadores que estabelecem relação de justificativa, explicação em relação a enunciado anterior: pois, porque, que, etc.

G) Operadores cuja função é introduzir enunciados pressupostos: agora, ainda, já, até, etc.

H) Operadores cuja função é introduzir enunciados, que visa a esclarecer um enunciado anterior: isto é, ou seja, quer dizer, em outras palavras, etc.

I) Operadores cuja função é orientar a conclusão para uma afirmação ou negação: quase, apenas só, somente, etc.

Fonte: PUC-SP (http://pt.wikipedia.org/wiki/Operadores_argumentativos)


   Quando lemos artigos de jornais e revistas que defendem certas teses, estamos diante da formação de pontos de vista, visões do mundo, que têm o objetivo de influenciar as idéias, opiniões, princípios das pessoas; de definir ou redefinir posições; de formar ou reformar atitudes. Em qualquer dos casos, busca-se efetivar o convencimento.
  Percebemos que a escolha de palavras e expressões, o encadeamento e a interdependência de ideias, o domínio de conectivos, são algumas das características da comunicação persuasiva que influenciam diretamente na argumentação de um texto; são, portanto, elementos que marcam a intencionalidade na persuasão.
   De acordo com Koch (1992: 30), aparecem vários “operadores argumentativos” em um texto, “para designar certos elementos da gramática de uma língua que têm por função indicar a força argumentativa dos enunciados, a direção (o sentido) para que apontam.” 
   Enquanto na gramática tradicional esses operadores são descritos como “conectivos” (conjunções), como partículas denotadoras de situação, inclusão, exclusão, retificação, na gramática estrutural são chamados de “morfemas gramaticais” (gramemas). São esses componentes que podem determinar o valor argumentativo de um enunciado. (Silva, 2004)
  Esses conectores são responsáveis pela estruturação e orientação argumentativa dos enunciados no texto. Quando compreendemos uma seqüência relacionada por um conectivo, não deciframos apenas o seu significado, mas aplicamos idéias, visão de mundo, bagagem cultural que temos, relacionadas ao uso do conectivo para reconstruir o sentido do texto.

 Outros casos também bastante empregados:

 Estabelecem a hierarquia numa escala, assinalando ideia de inclusão de elementos.
(inclusive, até, mesmo, até mesmo ...)

Ex.: Até o auxiliar participou da reunião com a diretoria da empresa.

 Estabelecem a hierarquia numa escala, assinalando o elemento mais fraco.
(ao menos, pelo menos, no mínimo ...)

Ex.: Ele poderia ter-nos dado ao menos um telefonema para avisar que chegou bem.

 Ligam elementos de duas ou mais escalas orientadas no mesmo sentido. 
(e, também, nem, tanto ... como, não só ... mas também, além de, além disso)

Ex.: Ele não somente estuda, como também trabalha muito.

 Introduzem um argumento decisivo. 
(além do mais, de uma vez por todas...)

Ex.: Ele não tem um perfil adequado para a função. Além do mais, é analfabeto!


   Pessoal, é importante observar que, do ponto de vista prático, é como se o assunto operadores argumentativos fosse uma ‘mescla’ do estudo dos conectivos, valorizando mais a compreensão do contexto comunicativo e do significado real que eles apresentam no uso da linguagem do que a estanque e improdutiva classificação gramatical simplista. Enfim, o objetivo é mostrar esses conectivos em contextos discursivos específicos, e não somente em tabelas e listas gramaticais descontextualizadas.  
   Bom, por enquanto, ficaremos por aqui! 
   Em nosso próximo artigo, faremos uma abordagem mais simplificada sobre as conjunções coordenativas, para que você mesmo possa estabelecer um paralelo entre elas e os tópicos já estudados, ok?
   É isso aí, pessoal!

   Um forte abraço e um ótimo estudo a todos!

Fonte: Folha Dirigida, por Marcelo Bernardo

Acesse nossa loja virtual e confira nossa sessão de Resumões. Trata-se de um material diferenciado no mercado, onde você encontra os principais tópicos de várias matérias relacionadas à concurso público, ensino médio e superior. Acesse agora o link https://www.fitconcurso.com.br/departamento.php?cod_departamento=153543 e fique por dentro dessa novidade!

         Fit Concursos, oferecendo oportunidades…





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário para o Fit Concursos

Mensagem