Pesquisar

Postagens populares

sábado, 8 de dezembro de 2012

A articulação textual






“A vida é uma comédia para os que pensam
e uma tragédia para os que sentem.”
(Walpole, H.)

A elaboração de um projeto de texto, embora constitua um importante passo para o seu desenvolvimento, não é o suficiente para garantir que o resultado final seja, de fato, um texto perfeitamente articulado e claro. É preciso, ainda, que o autor do texto domine todos os recursos textuais necessários para estabelecer as relações de sentido entre as idéias que pretende expor.
Vamos pensar, na construção de uma casa (texto), para entender bem este processo. Para construí-la, nósprecisamos de tijolos (frases), que, dispostos lado a lado, permitem que as paredes de uma casa sejam construídas.
Da mesma maneira que não conseguimos construir uma casa apenas colocando tijolos uns ao lado dos outros, uma redação também não se constrói pela simples disposição linear de idéias, informações e argumentos. Precisamos de elementos que estabeleçam uma ligação entre eles, assim como o cimento (elementos coesivos, pontuação) vai unindo os tijolos da casa.
A “argamassa” textual se define em dois níveis diferentes. O primeiro deles é o aspecto formal, lingüístico, alcançado pela escolha de palavras cuja função é justamente a de estabelecer referências e relações, articulando entre si as várias partes do texto.
A essa ligação textual, obtida através de elementos lingüístico específicos, vamos chamar de coesão textual.



A coesão, portanto, precisa ser alcançada por meio de palavras e expressões que, na nossa língua, têm como função justamente o estabelecimento de referências e

relações entre grupos de palavras e expressões.
O segundo nível do “cimento” textual é o da significação. Somente sendo capazes de reunir idéias, informações e argumentos compatíveis entre si, obteremos, como resultado, um texto claro. Nesse caso, como a articulação textual ocorre no campo das idéias e conceitos, vamos chamá-la de coerência textual.  
Fonte: Folha Dirigida, por Aline Renée


Acesse nossa loja virtual e confira nossa sessão de Resumões. Trata-se de um material diferenciado no mercado, onde você encontra os principais tópicos de várias matérias relacionadas à concurso público, ensino médio e superior. Acesse agora o link https://www.fitconcurso.com.br/departamento.php?cod_departamento=153543 e fique por dentro dessa novidade!

         Fit Concursos, oferecendo oportunidades…




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário para o Fit Concursos

Mensagem