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sábado, 8 de dezembro de 2012

A ambigüidade




“A palavra concretiza o pensamento,
corporifica a idéia, translada a natureza,
compendia o universo”.
(Rui)

De acordo com os dicionários, ambigüidade é tudo aquilo que é obscuro no sentido de palavras, ou formas de expressão. Indecisão, dúvida, incerteza.
Quem escreve deve se preocupar com a compreensão daquilo que está escrevendo. Por este motivo, deve fazer uso de palavras apropriadas, de sentido claro. Se você quer que seu texto seja objetivo e claro, faça uso de palavras simples e coerentes. Não use palavras que você ouviu alguém dizer, ou leu em algum lugar e acabou gostando, como por exemplo, inexeqüível. Existem palavras que muitas vezes desconhecemos o significado exato, e se optarmos por usá-las, vamos acabar por levar a uma confusão de idéias e à incoerência do texto.

Podemos, então, observar alguns defeitos que prejudicam a clareza do texto. São estes, uso abundantes dos artigos indefinidos, colocação pronominal malfeita, o uso de palavras incomuns ou de sentido vago, o excesso de imagens (linguagem figurada), o uso excessivo dos pronomes possessivos e de fragmento de frases (orações subordinadas sem a respectiva oração principal). Erro este, diga-se de passagem, muito freqüente nos textos. Para evitar a ambigüidade, você deve ter alguns cuidados especiais, vamos a eles:


• Uso do pronome oblíqüo LHE: O professor e seu aluno estiveram conversando sobre o conteúdo do vestibular e não se sabe o que lhe falara.

Nesta situação, não podemos determinar a quem se refere o lhe.

• Uso dos pronomes possessivos seu, seus, sua, suas: A professora ficou aborrecida por ter o aluno abandonado sua sala. Para evitar esse tipo de ambigüidade, você pode eliminar o pronome ou substituí-lo por dele ou dela, reestruturando a frase. A professora ficou aborrecida por ter o aluno abandonado a sala dela.
• Uso do pronome SE (função de reflexividade): Os professores e os alunos se questionavam sobre a prova do vestibular. Não se sabe, no exemplo acima, se os professores e os alunos questionavam a si mesmos ou uns aos outros.
• Uso do pronome relativo QUE: O pai do menino, que foi reprovado, é professor. Nesse caso deve haver a substituição do pronome relativo QUE por CUJO. O menino, cujo pai é professor, foi reprovado.
• Uso do gerúndio: Querendo alcançar bom desempenho na prova, o aluno deve estar atento a estas dicas. Evitaria a ambigüidade se a frase fosse escrita assim: Porque quer alcançar bom desempenho na prova, o aluno deve estar atento a estas dicas.
Se você é candidato a uma vaga, saiba que se exige cada vez mais a percepção da ambigüidade nas provas de português. Leve em conta a estrutura da frase e dê atenção especial aos elementos de ligação (preposições, conjunções e pronomes relativos). Pode estar aí a chave da clareza.   

Fonte: Folha Dirigida, por Aline Renée


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