“A palavra
concretiza o pensamento,
corporifica a idéia, translada a natureza,
compendia o universo”.
(Rui)
corporifica a idéia, translada a natureza,
compendia o universo”.
(Rui)
De acordo com os dicionários, ambigüidade é tudo aquilo que é obscuro no
sentido de palavras, ou formas de expressão. Indecisão, dúvida, incerteza.
Quem escreve deve se preocupar com a compreensão daquilo que está
escrevendo. Por este motivo, deve fazer uso de palavras apropriadas, de sentido
claro. Se você quer que seu texto seja objetivo e claro, faça uso de palavras
simples e coerentes. Não use palavras que você ouviu alguém dizer, ou leu em
algum lugar e acabou gostando, como por exemplo, inexeqüível. Existem palavras
que muitas vezes desconhecemos o significado exato, e se optarmos por usá-las,
vamos acabar por levar a uma confusão de idéias e à incoerência do texto.
Podemos, então, observar alguns defeitos que prejudicam a clareza do
texto. São estes, uso abundantes dos artigos indefinidos, colocação pronominal
malfeita, o uso de palavras incomuns ou de sentido vago, o excesso de imagens
(linguagem figurada), o uso excessivo dos pronomes possessivos e de fragmento
de frases (orações subordinadas sem a respectiva oração principal). Erro este,
diga-se de passagem, muito freqüente nos textos. Para evitar a ambigüidade,
você deve ter alguns cuidados especiais, vamos a eles:
• Uso do pronome oblíqüo LHE: O professor e seu aluno estiveram
conversando sobre o conteúdo do vestibular e não se sabe o que lhe falara.
Nesta situação, não podemos determinar a quem se refere o lhe.
• Uso dos pronomes possessivos seu, seus, sua, suas: A professora ficou
aborrecida por ter o aluno abandonado sua sala. Para evitar esse tipo de
ambigüidade, você pode eliminar o pronome ou substituí-lo por dele ou dela,
reestruturando a frase. A professora ficou aborrecida por ter o aluno
abandonado a sala dela.
• Uso do pronome SE (função de reflexividade): Os professores e os
alunos se questionavam sobre a prova do vestibular. Não se sabe, no exemplo
acima, se os professores e os alunos questionavam a si mesmos ou uns aos
outros.
• Uso do pronome relativo QUE: O pai do menino, que foi reprovado, é
professor. Nesse caso deve haver a substituição do pronome relativo QUE por
CUJO. O menino, cujo pai é professor, foi reprovado.
• Uso do gerúndio: Querendo alcançar bom desempenho na prova, o aluno
deve estar atento a estas dicas. Evitaria a ambigüidade se a frase fosse
escrita assim: Porque quer alcançar bom desempenho na prova, o aluno deve estar
atento a estas dicas.
Se você é candidato a uma vaga, saiba que se exige cada vez mais a
percepção da ambigüidade nas provas de português. Leve em conta a estrutura da
frase e dê atenção especial aos elementos de ligação (preposições, conjunções e
pronomes relativos). Pode estar aí a chave da clareza.
Fonte: Folha Dirigida, por Aline Renée
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