Uma rede social é uma ferramenta online
ou via Web muito parecida com o que temos no mundo real, composta por um site
que reúne pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de
relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características
fundamentais na definição das redes é a sua permeabilidade, possibilitando
relacionamentos sem uma hierarquia ou subordinação entre os participantes. Sua
principal característica está na facilidade de interagir com as pessoas, bem
como romper estes laços a qualquer tempo, como na vida real.
As redes sociais online podem
operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos
(facebook, orkut, myspace, twitter), redes profissionais (Linkedin) prática
conhecida como networking, redes comunitárias (redes sociais em bairros ou
cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as
organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus
objetivos ou medir o capital social (o reconhecimento que os indivíduos obtêm
na rede social).
Existem também as redes sociais
“particulares”, onde somente os membros de uma determinada instituição podem
participar, muito adotadas por empresas como ferramenta de colaboração entre os
seus funcionários, fornecedores e clientes, criando assim um portal
corporativo.
Ultimamente as redes sociais vêm
incorporando cada vez mais recursos, muitos deles até já conhecidos pelos
usuários: Chat (conversa em tempo real), Jogos (ex.: Fazendinha), Vídeos,
Grupos de discussão ou Fóruns (troca de mensagens via e-mail entre todos os
membros do grupo, destinado a promover debates). E mais recentemente, a
migração destas redes sociais para os telefones celulares (SmartPhones) através
da instalação de aplicativos, de modo que o usuário fique seduzido a estar
conectado e participando o tempo todo.
Um ponto em comum dentre os
diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações,
conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns.
Mídia social é a mesma coisa que rede
social?
Não! As mídias sociais são os canais ou
meios de propagação de conteúdo gerado nos mais diferentes formatos. Por
exemplo: Youtube! Ele não é uma rede social e sim uma mídia social, um meio de
transmitir informações via vídeo e de acesso de todos.
Como as redes sociais ganham dinheiro?
Essa é uma pergunta muito comum de
vocês alunos! Na verdade é como criar abelhas! Você quer ter abelhas, então
faça um jardim bonito e com flores atraentes! Assim são os sites como Facebook
ou twitter…cria-se uma plataforma web com uma idéia interessante e deixe as
pessoas ou instituições se relacionarem dentro dela de modo gratuito, pois o
conteúdo será gerado pelas próprias pessoas que manterão esta plataforma sempre
ativa. Quando o número de pessoas reunidas neste local aumenta, oferece-se a
possibilidade anunciar produtos a estas pessoas..tipo: O facebook tem cerca de
500 mil acesso por hora, daí a equipe de marketing do Facebook vai até a
Coca-Cola e diz: E aí, quer mostrar seu produto para 500 mil pessoas por
hora…Quem não quer! E o melhor, existem sistemas de métricas e classificação,
para direcionar produtos e serviços de acordo com suas preferências apontadas
no seu perfil e nos seus relacionamentos.
As redes sociais são um problema?
Como ainda são novidade e não sabemos
ao certo o efeito das redes sociais ao longo dos anos, pois só sabemos e vemos
o impacto imediato na sociedade (no começo tudo é muito bacana!!!), as redes
sociais podem ser de grande valia, mas podem causar problemas que não existiam
antes ou até mesmo intensificar problemas que já existiam, principalmente no
que tange a privacidade e alterações psicológicas.
Vou citar alguns exemplos para
ilustrar: Algumas empresas antes de contratar um novo funcionário, vasculham
todas as suas informações nas redes sociais a fim de pegar mentiras e
comportamentos considerados indevidos.
Aumentam os casos de Bullying
(atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos) entre
adolescentes que usam as redes sociais, recentemente uma menina de 12 anos foi
condenada nos EUA por perseguição a outra colega de escola, mesmo com a
limitação de idade para ter uma conta no Facebook, que é de 13 anos, de acordo
com um novo levantamento, dos 20 milhões de menores que usam o Facebook, 7,5
milhões tem menos de 13 anos, e 5 milhões são menores de 10 anos de
idade.
Muitas pessoas reclamam de
estresse gerado por ter de controlar e atender a todas as solicitações nas
redes sociais, convites para jogos, propagandas e eventos, atrapalhando assim a
produtividade no trabalho e estudo.
Resumo das principais redes sociais
Twitter
Rede social com maior crescimento nos
últimos tempos. É um serviço relativamente novo, pois foi criado em 2006 e pode
ser acessado a partir da URL twitter.com. Esse serviço difere das outras redes
por tratar de um serviço de microblogging, onde os usuários criam contas e
postam textos de até 140 caracteres (também conhecidos como tweets, daí o termo
“tweetar”,ou seja, postar um texto).Os usuários, além de terem sua página de
postagens, podem “seguir” outros usuários, recebendo por meio do site, ou de
telefonia celular, através do serviço SMS, as atualizações dos usuários
seguidos, e é desta forma que se estabelece a rede social.
Facebook
Serviço criado em 2004. Inicialmente
era restrito aos estudantes da Universidade de Harvard, agregando
posteriormente outras universidades, e, em 2006, aberto a todos os usuários da
Internet com idade mínima de 13 anos. Hoje em dia é a maior rede social da
internet, tendo ultrapassado, no final de 2009, 400 milhões de usuários. Os
usuários, quando criam contas no Facebook podem se juntar através de redes
específicas, como as de faculdades, regiões, empresas etc. O Facebook foi uma
das primeiras redes sociais a incluírem games on-line em seus serviços, hoje
comum em várias redes, e o jogo Farmville, em que o usuário administra uma
fazenda, é o mais acessado. Entre as ferramentas mais utilizadas, está a
postagem de fotos pelos usuários em suas contas, o que também torna o facebook
o site com a maior quantidade de postagens de fotos na internet, com um fluxo
de cerca de 250 milhões de fotos publicadas por mês.
Orkut
Rede social com maior número de
usuários no Brasil (e cada vez menos utilizado no mundo, tendo 1/5 dos usuários
do Facebook, por exemplo), é um serviço da empresa Google Ink, e foi criado em
2004, inicialmente como rede restrita aos funcionários do Google e logo em
seguida aberta para todos os usuários da internet maiores de 18 anos. Até
gosto/2008 era operado a partir da Califórnia/EUA, e hoje em dia é sediado no
Brasil, devido a grande quantidade de usuários no país e problemas legais que
estes usuários possam ter com a justiça do Brasil. A relação entre os usuários
se dá por adicionar contatos ou através de comunidades de temas em comum. A
ferramenta Google Talk, um comunicador instantâneo que o Google disponibilizava
para seu serviço de e-mail (Gmail), desde 2008 está também integrada ao Orkut.
Myspace
Serviço criado em 2003, é a maior rede
social nos EUA, e segunda maior do mundo (atrás do Facebook), e é estruturada a
partir de criação de perfis com fotos, blog e vídeos. Uma das principais
diferenças do MySpace para outras redes sociais, é que as páginas podem ser
visualizadas também por usuários não cadastrados no site. (serviço também
disponível no Twitter). A possibilidade de disponibilizar arquivos de áudio no
formato MP3, tornou este o principal serviço do MySpace, com vários artistas
tornando seu perfil do MySpace sua página oficial.
Linkedin
É uma rede de negócios fundada em
Dezembro de 2002 e lançada em 5 de Maio de 2003.É comparável a redes de
relacionamentos, e é principalmente utilizada por profissionais. Em Novembro de
2007, tinha mais de 16 milhões de usuários registrados, abrangendo 150
indústrias e mais de 400 regiões econômicas. Em 3 de Novembro de 2011, Linkedin
possuía mais de 135 milhões de usuários registrados em mais de 200 países e
territórios. O site está disponível em inglês, francês, alemão, italiano,
português, espanhol, romano, russo, turco e japonês.
O principal propósito do site é
permitir que usuários registrados possam manter uma lista detalhada de contatos
de pessoas que eles conheçam e em quem confiem em empresas. As pessoas nessa
lista são chamadas de conexões. Os usuários podem convidar qualquer um (seja um
usuário Linkedin ou não) para tornar-se uma conexão.
Esta lista de conexões pode então
ser usada de vários modos:
- Uma rede de contatos acumulada,
constituída de suas ligações diretas, de segundo grau, terceiro grau e assim
por diante facilitam o conhecimento de profissionais através de seus contatos
mútuos.
- Isso pode ser usado para encontrar
trabalhos, pessoas e oportunidades recomendadas por qualquer um na sua rede de
contatos.
- Os empregadores podem listar trabalhos
e buscar por candidatos potenciais.
- Todos os candidatos a emprego podem
rever o perfil de contratação e descobrir qual dos seus contatos existentes
poderia apresentá-lo aos empregadores.
Sonico
É um site criado na Argentina,
oferecendo o serviço de rede social disponível publicamente, direcionado ao
público latino-americano. Os usuários podem pesquisar e adicionar amigos,
gerenciar a vida privada, enviar fotos e vídeos do YouTube, organizar eventos,
desafiar outros utilizadores em jogos single-player e interagir com outras
pessoas por meio de mensagens particulares, além de comentários públicos e
fotos. Possui algumas funcionalidades específicas que permitem, por exemplo, a
criação de três perfis diferentes: Privado, Público e Profissional. O site também
permite a integração com outros serviços como o Flickr, o Twitter e o Picasa.
Após um rápido crescimento inicial com a adesão de milhões de usuários, sendo a
maioria do Brasil, os acessos ao Sonico caíram consideravelmente.
Exemplos de questões sobre redes
sociais e temas relacionados
1 - Prova: FCC - 2011
- TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Contadoria
Linkedin é
a) uma rede de negócios
principalmente utilizada por profissionais.
b) um aplicativo de correio
eletrônico pago.
c) uma forma de configurar perfis
no correio eletrônico do Google.
d) um aplicativo antivírus de
amplo uso na web.
e) uma forma de conexão entre o
computador pessoal e o provedor internet.
Resposta: Letra A.
2 - Prova: FCC - 2011
- TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Contadoria
O Orkut é caracteristicamente definido
como
a) provedor de acesso.
b) lista de contatos.
c) rede de segurança.
d) comércio eletrônico.
e) rede social.
Resposta: Letra E.
3 - As redes sociais ganharam
importância, na sociedade moderna, uma vez que, pessoas e organizações podem
compartilhar informações e objetivos comuns, de forma online, não se limitando
às barreiras da distância ou do tempo. Dentre os exemplos de tipos de redes
sociais, qual se caracteriza por ter um foco mais profissional, conhecida como
networking:
a) Twitter
b) Linkedin
c) Facebook
d) MySpace
e) Orkut
Resposta: letra B
4 - Prova: FUNIVERSA -
2011 - EMBRATUR - Técnico em Comunicação Social
A respeito das redes sociais, é correto
afirmar que
a) o Orkut foi criado em 2004,
posteriormente ao Facebook, e já conta com mais de cinquenta milhões de
usuários brasileiros.
b) a rede Sonico foi criada por
argentinos e, nela, os participantes podem ter dois perfis, um pessoal e outro
profissional, e o acesso às informações por desconhecidos é um pouco mais
restrito do que o do Orkut.
c) o Facebook é a rede social mais
acessada no mundo e no Brasil, além de estar hoje entre as marcas mais valiosas
do mundo.
d) Linkedin é uma rede social para
contatos profissionais; embora tenha sido fundado há menos de cinco anos, é uma
das redes sociais que mais cresce no mundo.
e) o Twitter é uma rede social que
permite que sejam escritas mensagens de até duzentos caracteres e enviadas a
pessoas em qualquer rede social.
Resposta: Letra B.
5 - Indique a
alternativa que define corretamente o serviço oferecido através da URL
www.twitter.com.
a) Serviço de rede social onde os
usuários enviam mensagens de até 140 caracteres
aos contatos adicionados.
b) Comunicador instantâneo que utiliza
o protocolo FTP
c) Rede social de alcance global onde
os usuários criam blogs e comunidades de
temas variados
d) Serviço similar ao oferecido através
do software Limeware
e) Serviço de rede social onde os
usuários criam microblogs, com textos de até 140 caracteres.
Resposta: letra E – A letra A está
errada pois o Twitter não é voltado para troca de mensagem entre usuários.
Espero ter ajudado a clarear suas
dúvidas sobre as redes sociais! E aproveite para me adicionar na sua rede
social! http://www.facebook.com/robertoandrade.com.br
Sucesso nos estudos!
Por Roberto Andrade
Fonte: Folha Dirigida
Acesse nossa loja virtual e confira nossa sessão de Resumões. Trata-se de um material diferenciado no mercado, onde você encontra os principais tópicos de várias matérias relacionadas à concurso público, ensino médio e superior. Acesse agora o link https://www.fitconcurso.com.br/departamento.php?cod_departamento=153543 e fique por dentro dessa novidade!
Fit Concursos, oferecendo oportunidades...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui o seu comentário para o Fit Concursos