Pesquisar

Postagens populares

terça-feira, 21 de agosto de 2012

O cotidiano de um servidor público


Caros amigos concurseiros. Trazemos hoje o depoimento de um servidor público da ANAC, Charles Dias, criador do Blog do Concurseiro Solitário. Sabemos que muitos concurseiros têm curiosidade em saber sobre o dia a dia de um servidor público, o que faz, como é o serviço, o ambiente de trabalho. Por isso, hoje, apresentamos o depoimento de um servidor público já empossado, para que os concurseiros que tentam ingressar no serviço público tenham um contato melhor com o dia a dia de um servidor. Boa leitura a todos!
Há quase dois anos fui empossado técnico administrativo na ANAC de São Paulo e estou muito satisfeito de trabalhar lá. Nesse tempo já fui nomeado para outros dois cargos na administração pública, porém preferi ficar onde estou por diversos motivos, profissionais e pessoais. Sinceramente, sou partidário do “Não se mexe em time que está ganhando”.
Para início de conversa, se colocar uma pessoa que trabalha em uma grande empresa multinacional dentro da ANAC, ela pensará que está dentro de outra grande empresa multinacional em termos de espaço físico e aparência de quem trabalha lá. São as mesmas baias, as mesmas cores corporativas, a mesma disposição de mesas, computadores, alguns penduricalhos em algumas mesas, todo mundo se vestido normalmente (roupas esporte ou sociais, nada de ternos). Em termos de estrutura física, não há o que reclamar.
Trabalho na área administrativa junto com outros técnicos, analistas e também alguns terceirizados que fazem trabalhos auxiliares, especificamente na fiscalização de contratos da ANAC com outras empresas que prestam serviços terceirizados de transportes e segurança, além de ser gestor substituto do setor de transportes da ANAC-SP. Tenho de analisar documentação, preparar processos solicitando pagamentos mensais para essas empresas por serviços prestados, verificar se os termos do contrato estão sendo cumpridos, resolver alguns pepinos que sempre aparecem ao longo do mês, além, é claro, de trabalhos eventuais que surgem conforme a demanda. É um trabalho burocrático.
O volume de trabalho é variável ao longo do mês. Há semanas em que é maior, em outras semanas é mais tranquilo. De qualquer forma, geralmente preciso cumprir apenas as oito horas de trabalho diárias. Algumas vezes é preciso esticar um pouquinho a jornada de trabalho, mas nunca demais.
O clima de trabalho é cordial como em qualquer grande empresa. Há gente boa, gente estressada, gente chata, gente animada, gente engraçada, gente mal humorada. Há intervalos para tomar um cafezinho, um papinho com os colegas quando há menos trabalho ou se precisa dar um tempinho para relaxar antes de voltar ao trabalho.
Em minha opinião, a maior diferença da rotina na ANAC para qualquer grande empresa é que lá não há as costumeiras festinhas de aniversário e confraternizações de final de ano, mesmo porque isso é vedado. Parabeniza-se o aniversariante e ponto final.
Sim, não é nada do outro mundo trabalhar na ANAC. Não é algo tão agitado como trabalhar em muitas empresas (o que também é bom por não haver a pressão que há nessas empresas), mas está longe de ser como aquela imagem clássica da repartição pública lotada de papéis, computadores velhos e servidores indolentes (graças a Deus, senão não estaria mais lá). Sinceramente, é como vários lugares em que já trabalhei na iniciativa privada. Se estou satisfeito? Muito.
RESUMO DA ÓPERA - Não espere encontrar na Administração Pública algo muito diferente do que você encontraria na iniciativa privada em termos de local, métodos e ambiente de trabalho. Claro que há casos e casos, mas no geral a administração pública vem há um bom tempo mimetizando o que é encontrado na iniciativa privada.

Autor: Charles Dias
Fonte: Blog do Concurseiro Solitário

Acesse nossa loja virtual e adquira excelentes Apostilas de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Raciocínio Lógico) por um preço muito especial. Acesse: https://www.fitconcurso.com.br/categoria.php?cod_categoria=302268 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário para o Fit Concursos

Mensagem