Pesquisar

Postagens populares

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Dicas para antes da prova



Nesse final de semana recebi uma mala direta do Dr. Fernando Elias José, psicólogo mestre em Cognição Humana e autor do excelente  livro “Concursos – Faça sem Medo”, onde ele dava dicas muito interessantes. Pois bem, essas dicas servem como uma luva para concurseiros em véspera de provas e, por conta disso, toma a liberdade de reproduzi-las aqui, comentando rapidamente cada uma. Vamos lá.
1 – Não modifique seus hábitos dias antes ou no mesmo dia da prova. Seu estresse já vai ser alto, então não saia da rotina;
Esse é um erro muito mais comum que se imagina. O concurseiro ouve falar de algum modo supostamente “milagroso” de estudar, revisar matérias ou resolver questões e resolve adotá-lo de uma hora para outra, sem se dar a chance de aclimatar com o mesmo ou testar sua eficácia. Apesar de previsível o resultado invariavelmente catastrófico dessa decisão, quem faz isso não pensa nas consequência nefastas e depois pode apenas lamentar ter feito a burrada.
2 – Não dê ouvidos à agitação externa;
Boatos, “zumzumzum”, conversar alheias, teorias conspiratórias, falação, o que não falta nas vésperas da prova é gente falando mais do que devia por não ter nada a dizer. Dar ouvidos a essa comoção carente de sentido é abrir as postas para que a tão necessária tranquilidade para fazer a prova vá passear longe, bem longe de você.
3 – Concentre-se em seus pensamentos e em suas crenças positivas;
Concentração é algo muito, mas muito mais importante do que muitos concurseiros sequer desconfiam. E não se trata apenas da concentração na hora de estudar, mas também na concentração de pensamentos positivos de que você está fazendo seu melhor, de que você está preparado, de que você tem chances reais de passar. Quem não faz isso e chega negativo ao local de prova já deu um passo largo para o desastre da derrota. Seja positivo, concentre-se no que importa e faça o melhor que você puder fazer.
4 – Ao fazer a prova, não se auto-avalie, muitas vezes o pensamento negativo da conquista poderá deixá-lo mais ansioso;
Não sofra por antecipação, concurseiro. É um erro colossal ir para a prova se auto-avaliando, algo que, geralmente, leva à conclusão (muitas vezes falsas) de que vamos fazer uma prova despreparados. Resultado disso? Ansiedade. Portanto, fuja da auto-avaliação, algo que deve ser reservado para quando for divulgado o gabarito da prova e que nunca deve ser consumido antes sob o risco de uma indigestão motivacional brava.
5 – Deixe que a prova o avalie, não o faça você mesmo;
Esse é um dos conselhos mais sábios que já ouvi em minha jornada da guerra dos concursos públicos. Realmente, é a prova que avalia os concurseiros e não poderia haver melhor avaliadora, você estudou sério, corretamente e o suficiente, você fará uma boa prova… não estudou, não fará uma boa prova, simples, prático, frio, calculista, justo. Ao contrário, nossa auto-avaliação é tendenciosa e cheia de preconceitos, portanto, pouco objetiva. Entre a objetividade das provas e a tendenciosidade de você como seu próprio carrasco, a escolha é óbvia.
6 – Permita-se fazer uma boa prova.
Parece loucura, mas é incrível como muitos concurseiros simplesmente não se permitem fazer uma boa prova. “Mas o que é permitir-se fazer uma boa prova?” … Simples, ir para a sala de prova com o espírito leve e livre de qualquer coisa que possa atrapalhá-lo. Não levar consigo expectativas positivas ou negativas, preconceitos ou medos, ansiedade ou cobranças. Claro que é impossível deixar tudo para trás, mas se você fizer um esforço consciente nesse sentido, entrará realmente mais leve na sala de prova e poderá, então, fazer o seu melhor. A melhor forma de conseguir isso é se concentrar no pensamento de que você estudou sério e que deverá apenas demonstrar isso na prova, nada mais, nada menos.
O Dr. Fernando ainda lembra que no dia da prova é comum o nervoso e ansiedade. “Poucos fazem uma concentração para não entrar na agitação coletiva. É muito importante que cada um possa se isolar com em seus pensamentos. Essa atitude ajuda a barrar a influência da ansiedade das pessoas ao redor”, explica.
RESUMO DA ÓPERA - Tudo o que você precisa para fazer uma boa prova de concurso público é estudo sério, tranquilidade e “cuca fresca” … o resto é dispensável … melhor, deve ser dispensado.

Por Charles Dias
Fonte: Blog do Concurseiro Solitário


Não deixe de visitar nossa área de Apostilas Promocionais! São dezenas de apostilas, por um preço especial, de concursos que já ocorreram. A vantagem, além do preço promocional, é que caso você esteja de olho em algum edital que será publicado em pouco tempo, já pode começar a se preparar com o material da última prova do concurso almejado. Aproveite, acesse e confira nossas promoções: https://www.fitconcurso.com.br/departamento.php?cod_departamento=128002

Fit Concursos, oferecendo oportunidades...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário para o Fit Concursos

Mensagem