“A cultura organizacional representa as
normas informais e não escritas [...]. Ela é o conjunto de hábitos e crenças
estabelecido através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados
por todos os membros da organização."
Idalberto
Chiavenato
As bancas examinadoras têm trabalhado,
com frequência, questões sobre cultura organizacional e, invariavelmente,
tentam confundir o conceito de cultura com o de clima organizacional.
Mas, o que seria o conceito de cultura
nas organizações ?
Aliado ao conceito de Chiavenato,
citado acima, podemos afirmar que toda empresa tem cultura organizacional. As
organizações têm objetivos e metas a serem alcançadas, mas são formadas por
pessoas, que têm seus interesses, vontades e anseios.
Essa fusão entre interesses muitas
vezes distintos, mas que devem ser orientados para uma via comum, faz nascer a
cultura organizacional.
Ela surge distante de regras escritas e
formais, e se destaca pela informalidade, pela existência não em papéis e normas
impostas, mas sim nas mentes das pessoas, através de valores, e pode ser
observada através das atitudes dos membros da unidade empresarial. Portanto, não
é algo material ou palpável.
Dessa forma, a cultura organizacional,
em comparação promovida por diversos doutrinadores, se assemelha a um iceberg:
com uma parte superior, que pode ser vista, pois está acima da superfície da
água, e a parte que se encontra submersa, não visível, tornando sua observação
mais difícil.
Imagine que você acabou de chegar em
uma empresa que ainda não conhece: irá observar os móveis, as cores das
paredes, as janelas, os computadores, etc. São elementos que te informarão, de
imediato, alguns valores daquela organização. São, portanto, aspectos visíveis.
Entretanto, aquela organização e seus
membros têm um envoltório cultural, sociológico, político e social que os
cerca. São aspectos invisíveis, mais complexos, mais difíceis de serem
observados e mais difíceis de serem mudados. Ou seja, quando mais profunda a
camada, mais árdua e problemática se torna qualquer tipo de mudança.
Com o intuito de facilitar o
entendimento da cultura e de suas camadas, elas foram subdivididas, sendo
denominadas de “Artefatos” a primeira camada. A segunda, “Padrões de
Comportamento”. A terceira, “Valores e Crenças”. Já a quarta, e última, e mais
profunda, de “Pressuposições Básicas”.
Toda empresa tem sua cultura
organizacional, e para conhecer a empresa, é preciso conhecer sua cultura. E
para conhecer a cultura do Banco do Brasil, estude esse tema com afinco,
aumente suas chances e seja aprovado.
O Banco do Brasil te espera !
Por Walter Santos
Fonte: Folha Dirigida
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