Quando falamos em aplicativos de
planilhas eletrônicas a primeira lembrança que nos surge é o Excel. Embora seja
o mais usado, o aplicativo da Microsoft não é o único existente, nem tão pouco
o primeiro. Antes dele já tivemos Multiplan, Supercalc, Lotus 123 e Quattro
Pro. Atualmente, nem é mais preciso instalar programa em seu computador para
criar uma planilha eletrônica. O Google possui uma versão online para essa finalidade,
trata-se do aplicativo Spread Sheets (spreadsheets.google.com). Mas, sem dúvida
alguma, é o Excel quem se mantém no topo e tem como seu principal concorrente o
Calc - aplicativo que integra a suíte OpenOffice e suas versões BrOffice
e Libre Office. Visualmente os dois aplicativos são extremamente
semelhantes, além de usarem formas idênticas para editar fórmulas e formatar
células. Mas, claro, há diferenças entre as duas planilhas e que passamos a
comparar a seguir.
Visualmente o Calc é bem parecido com
as versões 2000 e 2003 do Excel. Mas, há uma série de detalhes que diferenciam
os dois aplicativos. Começando pela quantidade de células. Enquanto uma
planilha do Excel possui 256 colunas (isso ainda na versão 2003, a partir do
2007 são 16.384 colunas), o Calc apresenta planilhas com 1.024 colunas. A
quantidade de linhas é a mesma, 65.536, considerando apenas as versões
anteriores ao Excel 2007.
Referências Externas
Quando nos referimos a valores contidos
em outras planilhas, usamos operadores especiais, tanto no Excel quanto
no Calc. Mas, esses operadores variam de um aplicativo para outro. Por exemplo,
no Excel, ao digitarmos a fórmula =Plan2!A1, será buscado valor contido na
célula A1 da planilha Plan2. Já no Calc, a mesma referência deveria ser
informada com =Plan2.A1, usando o caractere "ponto" e não a
"exclamação". As referências a outros arquivos também usam operadores
diferentes. No Excel, são usados colchetes, e no Calc aspas simples. Então, ao
digitar a fórmula =[Arq1.xls]Plan2!B3, o Excel buscará o valor contido na
célula B3, da planilha Plan2, dentro do arquivo Arq1.xls. A mesma referência
seria passada ao Calc da seguinte forma: ='Arq1.xls'#Plan2.B3.
Intersecção
Excel e Calc também variam os seus
operadores de intersecção. No Excel usamos o espaço em branco. Já no Calc
usamos o sinal de exclamação. Ou seja, ao digitarmos a fórmula =SOMA(A1:B4
B2:C3), o Excel somará somente os valores contidos nas células B2 e B3 comuns
aos dois intervalos. O mesmo tipo de referência seria feita com
=SOMA(A1:B4!B2:C3), no Calc.
Uso da Alça de Preenchimento
No Calc, assim como no Excel, a célula
ativa apresenta um pequeno quadrado no canto inferior esquerdo - chamado
de Alça de Preenchimento. Ao posicionar o ponteiro do mouse sobre a Alça de Preenchimento
o usuário verá um sinal de + . Ao clicar e arrastar para direita,
esquerda, para cima ou para baixo, o conteúdo da célula preencherá as células
adjacentes. Ao preencher qualquer célula com um texto e usar a alça de
preenchimento, tanto no Excel quanto no Calc, o resultado será o mesmo. Ou
seja, o texto será repetido para as demais células. Caso o texto contenha um
número no início ou no final, esse número será preenchido em sequência nas
células vizinhas.
Algumas curiosidades quanto a este tipo
de preenchimento
Suponha que no Excel o usuário
digitássemos na célula C5 o texto Curso 1. Ao arrastar a alça de preenchimento
para cima, preencheria as células C4, C3, C2 e C1, respectivamente, com os
conteúdos: Curso 0, Curso 1, Curso 2 e Curso 3. Ou seja, o Excel não utiliza
valores negativos para tal ação. Já o Calc preencheria as células com o valores
Curso 0, Curso -1, Curso -2 e Curso -3. Isso vale para valores preenchidos
acima e à esquerda.
Outra curiosidade sobre este recurso é
que quando digitamos TRIM 1, por exemplo, e utilizamos a alça de preenchimento,
o Excel preenche em sequência até o número 4, ou seja, TRIM 1, TRIM 2, TRIM 3,
TRIM 4 e depois recomeça com TRIM1. É que o Excel entende que a palavra TRIM
refere-se a TRIMESTRE, e como o ano só possui 4 trimestres, ele conclui como se
estivesse usando uma Lista Personalizada, parecido com o que faz com meses ou
dias da semana. A mesma regra vale caso preencha com os valores T 1 ou
Trimestre 1, ou outros menores que TRIM 4. No Calc, a palavra TRIM é tratada
normalmente como qualquer outro texto, sendo preenchida então como TRIM 1, TRIM
2, TRIM 3, TRIM 4, TRIM 5, TRIM 6... e assim sucessivamente.
Preenchimento com Números
No Excel, após digitar um valor numérico
em uma célula e arrastar usando a alça de preenchimento, as células adjacentes
serão preenchidas como o mesmo valor. O Excel simplesmente repete o número
digitado. Caso o usuário queira apresentar uma sequência numérica,
incrementando o valor naturalmente, um a um, basta pressionar a tecla CTRL ao
mesmo tempo em que arrasta a alça de preenchimento. No Calc essa operação é
inversa. Ou seja, ao selecionar uma célula preenchida com um valor numérico e
arrastar com alça de preenchimento, o valor será incrementado nas células
adjacentes. Se você pressionar a tecla CTRL, enquanto realiza esta ação o Calc
irá copiar o valor para as demais células.
Preenchimento com Data e Hora
No Excel, ao digitar 8:30 em uma célula
e arrastar com a Alça de Preenchimento para baixo, automaticamente as próximas
células são preenchidas com 9:30, 10:30, 11:30. O incremento é de uma em uma
hora. O Calc apenas repete o valor inicial.
Ao se digitar uma data do tipo
21/04/2012, os dois programas têm o mesmo procedimento: incrementam a data como
22/04/2012, 23/04/2012, 24/04/2012... Já no caso de uma data do tipo Mai/12, no
Excel é entendida como mês/ano, o Calc interpreta simplesmente como um texto
seguido de um número. Neste caso, o Excel preenche com Jun/12, Jul/12, Ago/12.
Já no Calc, o preenchimento será Mai/13, Mai/14, Mai/15. Isso, se o usuário
inserir espaços entre o texto e o número. Caso contrário, ele irá converter o
valor de Mai/12 para 01/05/12.
Caso digitemos dois meses em células
seguidas, por exemplo, na célula A1 digitamos Janeiro, na célula A2, Abril. Ao
selecionar as duas células e usar a Alça de Preenchimento para baixo, o Excel
calcula a diferenças entre esses meses e faz uma Progressão Aritmética. Assim,
teremos A3=Julho e A4=Outubro. Ou seja, o Excel irá apresentar a série sempre
de três em três meses, referente à diferença entre Janeiro e Abril. Já o Calc,
simplesmente apresenta os meses subsequentes em relação à última linha, logo
A3=Maio e A4=Junho.
Fórmulas e Funções
Basicamente, fórmulas e funções têm o
mesmo comportamento nos dois programas. Por exemplo, ao editarmos na célula A1
a fórmula =B1+C1 e usarmos a Alça de Preenchimento para baixo, as células
seguintes serão preenchidas com =B2+C2.
Auto Conclusão ao Digitar
Auto Conclusão é um recurso que os
aplicativos de planilhas eletrônicas utilizam para preenchimento automático de
células, baseado em um texto anteriormente digitado na mesma coluna. Por
exemplo, se você tiver preenchido as células A1, A2, A3 e A4, respectivamente,
com os valores Ford, Chevrolet, Fiat e Volks, ao digitar a letra F na célula
A5, o Excel irá aguardar a digitação do segundo caractere da palavra. Se você
digitar a letra "i", ele irá concluir a palavra Fiat, caso digite a
letra "o", a célula será preenchida com a palavra Ford. Já no Calc,
considera a ordem alfabética crescente para preencher a palavra na
célula. Vejamos, se o mesmo procedimento fosse realizado no Calc, seria
preenchido com a palavra Fiat.
Fórmulas e Funções
Basicamente fórmulas e funções têm o
mesmo comportamento nos dois programas. Por exemplo, ao editar uma na célula A1
a fórmula =B1+C1 e usar a alça de preenchimento para baixo, as células
seguintes serão preenchidas com =B2+C2.
Auto Conclusão ao Digitar
Auto Conclusão é um recurso que os
aplicativos de planilhas eletrônicas utilizam para preenchimento automático de
células, baseado em um texto anteriormente digitado na mesma coluna. Por
exemplo, se você tiver preenchido as células A1, A2, A3 e A4, respectivamente
com os valores Ford, Chevrolet, Fiat e Volks. Ao digitar a letra F na célula
A5, o Excel irá aguardar a digitação do segundo caractere da palavra. Se você
digitar a letra "i", ele irá concluir a palavra Fiat, caso digite a
letra "o", a célula será preenchida com a palavra Ford. Já no Calc,
ele considera a ordem alfabética crescente para preencher a palavra na célula.
Vejamos, se o mesmo procedimento fosse realizado no Calc, ele iria preencher
com a palavra Fiat.
Planilhas eletrônicas Excel e Calc são
temas recorrentes em concursos públicos, espero que tenha gostado das dicas e
sucesso em suas provas. Até mais com novas dicas!
Por Erion Monteiro
Fonte: Folha Dirigida
Acesse nossa loja virtual e confira nossa sessão de Resumões. Trata-se de um material diferenciado no mercado, onde você encontra os principais tópicos de várias matérias relacionadas à concurso público, ensino médio e superior. Acesse agora o link https://www.fitconcurso.com.br/departamento.php?cod_departamento=153543 e fique por dentro dessa novidade!
Fit Concursos, oferecendo oportunidades...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui o seu comentário para o Fit Concursos