Pesquisar

Postagens populares

sábado, 17 de novembro de 2012

Comparações entre Excel e Calc



Quando falamos em aplicativos de planilhas eletrônicas a primeira lembrança que nos surge é o Excel. Embora seja o mais usado, o aplicativo da Microsoft não é o único existente, nem tão pouco o primeiro. Antes dele já tivemos Multiplan, Supercalc, Lotus 123 e Quattro Pro. Atualmente, nem é mais preciso instalar programa em seu computador para criar uma planilha eletrônica. O Google possui uma versão online para essa finalidade, trata-se do aplicativo Spread Sheets (spreadsheets.google.com). Mas, sem dúvida alguma, é o Excel quem se mantém no topo e tem como seu principal concorrente o Calc -  aplicativo que integra a suíte OpenOffice e suas versões BrOffice e Libre Office.  Visualmente os dois aplicativos são extremamente semelhantes, além de usarem formas idênticas para editar fórmulas e formatar células. Mas, claro, há diferenças entre as duas planilhas e que passamos a comparar a seguir.
Visualmente o Calc é bem parecido com as versões 2000 e 2003 do Excel. Mas, há uma série de detalhes que diferenciam os dois aplicativos. Começando pela quantidade de células. Enquanto uma planilha do Excel possui 256 colunas (isso ainda na versão 2003, a partir do 2007 são 16.384 colunas), o Calc apresenta planilhas com 1.024 colunas. A quantidade de linhas é a mesma, 65.536, considerando apenas as versões anteriores ao Excel 2007.

Referências Externas

Quando nos referimos a valores contidos em outras planilhas,  usamos operadores especiais, tanto no Excel quanto no Calc. Mas, esses operadores variam de um aplicativo para outro. Por exemplo, no Excel, ao digitarmos a fórmula =Plan2!A1, será buscado valor contido na célula A1 da planilha Plan2. Já no Calc, a mesma referência deveria ser informada com =Plan2.A1, usando o caractere "ponto" e não a "exclamação". As referências a outros arquivos também usam operadores diferentes. No Excel, são usados colchetes, e no Calc aspas simples. Então, ao digitar a fórmula =[Arq1.xls]Plan2!B3, o Excel buscará o valor contido na célula B3, da planilha Plan2, dentro do arquivo Arq1.xls. A mesma referência seria passada ao Calc da seguinte forma: ='Arq1.xls'#Plan2.B3.

Intersecção

Excel e Calc também variam os seus operadores de intersecção. No Excel usamos o espaço em branco. Já no Calc usamos o sinal de exclamação. Ou seja, ao digitarmos a fórmula =SOMA(A1:B4 B2:C3), o Excel somará somente os valores contidos nas células B2 e B3 comuns aos dois intervalos. O mesmo tipo de referência seria feita com =SOMA(A1:B4!B2:C3), no Calc.

Uso da Alça de Preenchimento

No Calc, assim como no Excel, a célula ativa apresenta um pequeno quadrado no canto inferior esquerdo -  chamado de Alça de Preenchimento. Ao posicionar o ponteiro do mouse sobre a Alça de Preenchimento o usuário verá um sinal de + . Ao clicar e arrastar  para direita, esquerda, para cima ou para baixo, o conteúdo da célula preencherá as células adjacentes. Ao preencher qualquer célula com um texto e usar a alça de preenchimento, tanto no Excel quanto no Calc, o resultado será o mesmo. Ou seja, o texto será repetido para as demais células. Caso o texto contenha um número no início ou no final, esse número será preenchido em sequência nas células vizinhas.

Algumas curiosidades quanto a este tipo de preenchimento

Suponha que no Excel o usuário digitássemos na célula C5 o texto Curso 1. Ao arrastar a alça de preenchimento para cima, preencheria as células C4, C3, C2 e C1, respectivamente, com os conteúdos: Curso 0, Curso 1, Curso 2 e Curso 3. Ou seja, o Excel não utiliza valores negativos para tal ação. Já o Calc preencheria as células com o valores Curso 0, Curso -1, Curso -2 e Curso -3. Isso vale para valores preenchidos acima e à esquerda.
Outra curiosidade sobre este recurso é que quando digitamos TRIM 1, por exemplo, e utilizamos a alça de preenchimento, o Excel preenche em sequência até o número 4, ou seja, TRIM 1, TRIM 2, TRIM 3, TRIM 4 e depois recomeça com TRIM1. É que o Excel entende que a palavra TRIM refere-se a TRIMESTRE, e como o ano só possui 4 trimestres, ele conclui como se estivesse usando uma Lista Personalizada, parecido com o que faz com meses ou dias da semana. A mesma regra vale caso preencha com os valores T 1 ou Trimestre 1, ou outros menores que TRIM 4. No Calc, a palavra TRIM é tratada normalmente como qualquer outro texto, sendo preenchida então como TRIM 1, TRIM 2, TRIM 3, TRIM 4, TRIM 5, TRIM 6... e assim sucessivamente.

Preenchimento com Números

No Excel, após digitar um valor numérico em uma célula e arrastar usando a alça de preenchimento, as células adjacentes serão preenchidas como o mesmo valor. O Excel simplesmente repete o número digitado. Caso o usuário queira apresentar uma sequência numérica, incrementando o valor naturalmente, um a um, basta pressionar a tecla CTRL ao mesmo tempo em que arrasta a alça de preenchimento. No Calc essa operação é inversa. Ou seja, ao selecionar uma célula preenchida com um valor numérico e arrastar com alça de preenchimento, o valor será incrementado nas células adjacentes. Se você pressionar a tecla CTRL, enquanto realiza esta ação o Calc irá copiar o valor para as demais células.

Preenchimento com Data e Hora

No Excel, ao digitar 8:30 em uma célula e arrastar com a Alça de Preenchimento para baixo, automaticamente as próximas células são preenchidas com 9:30, 10:30, 11:30. O incremento é de uma em uma hora. O Calc apenas repete o valor inicial.

Ao se digitar uma data do tipo 21/04/2012, os dois programas têm o mesmo procedimento: incrementam a data como 22/04/2012, 23/04/2012, 24/04/2012... Já no caso de uma data do tipo Mai/12, no Excel é entendida como mês/ano, o Calc interpreta simplesmente como um texto seguido de um número. Neste caso, o Excel preenche com Jun/12, Jul/12, Ago/12. Já no Calc, o preenchimento será Mai/13, Mai/14, Mai/15. Isso, se o usuário inserir espaços entre o texto e o número. Caso contrário, ele irá converter o valor de Mai/12 para 01/05/12.
Caso digitemos dois meses em células seguidas, por exemplo, na célula A1 digitamos Janeiro, na célula A2, Abril. Ao selecionar as duas células e usar a Alça de Preenchimento para baixo, o Excel calcula a diferenças entre esses meses e faz uma Progressão Aritmética. Assim, teremos A3=Julho e A4=Outubro. Ou seja, o Excel irá apresentar a série sempre de três em três meses, referente à diferença entre Janeiro e Abril. Já o Calc, simplesmente apresenta os meses subsequentes em relação à última linha, logo A3=Maio e A4=Junho.

Fórmulas e Funções

Basicamente, fórmulas e funções têm o mesmo comportamento nos dois programas. Por exemplo, ao editarmos na célula A1 a fórmula =B1+C1 e usarmos a Alça de Preenchimento para baixo, as células seguintes serão preenchidas com =B2+C2.

Auto Conclusão ao Digitar

Auto Conclusão é um recurso que os aplicativos de planilhas eletrônicas utilizam para preenchimento automático de células, baseado em um texto anteriormente digitado na mesma coluna. Por exemplo, se você tiver preenchido as células A1, A2, A3 e A4, respectivamente, com os valores Ford, Chevrolet, Fiat e Volks, ao digitar a letra F na célula A5, o Excel irá aguardar a digitação do segundo caractere da palavra. Se você digitar a letra "i", ele irá concluir a palavra Fiat, caso digite a letra "o", a célula será preenchida com a palavra Ford. Já no Calc,  considera a ordem alfabética crescente para preencher a palavra na célula. Vejamos, se o mesmo procedimento fosse realizado no Calc, seria preenchido com a palavra Fiat.

Fórmulas e Funções

Basicamente fórmulas e funções têm o mesmo comportamento nos dois programas. Por exemplo, ao editar uma na célula A1 a fórmula =B1+C1 e usar a alça de preenchimento para baixo, as células seguintes serão preenchidas com =B2+C2.

Auto Conclusão ao Digitar

Auto Conclusão é um recurso que os aplicativos de planilhas eletrônicas utilizam para preenchimento automático de células, baseado em um texto anteriormente digitado na mesma coluna. Por exemplo, se você tiver preenchido as células A1, A2, A3 e A4, respectivamente com os valores Ford, Chevrolet, Fiat e Volks. Ao digitar a letra F na célula A5, o Excel irá aguardar a digitação do segundo caractere da palavra. Se você digitar a letra "i", ele irá concluir a palavra Fiat, caso digite a letra "o", a célula será preenchida com a palavra Ford. Já no Calc, ele considera a ordem alfabética crescente para preencher a palavra na célula. Vejamos, se o mesmo procedimento fosse realizado no Calc, ele iria preencher com a palavra Fiat.


Planilhas eletrônicas Excel e Calc são temas recorrentes em concursos públicos, espero que tenha gostado das dicas e sucesso em suas provas. Até mais com novas dicas! 

Por Erion Monteiro
Fonte: Folha Dirigida


Acesse nossa loja virtual e confira nossa sessão de Resumões. Trata-se de um material diferenciado no mercado, onde você encontra os principais tópicos de várias matérias relacionadas à concurso público, ensino médio e superior. Acesse agora o link https://www.fitconcurso.com.br/departamento.php?cod_departamento=153543 e fique por dentro dessa novidade!

 
             Fit Concursos, oferecendo oportunidades...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário para o Fit Concursos

Mensagem