Não é
incomum muitos candidatos a concursos
públicos e exames, principalmente aqueles que se encontram numa
fase não muito avançada do processo de preparação, passem por frustrações e desânimo, ao
tentarem estudar determinados assuntos, se deparando com obstáculos e
dificuldades. Sem que percebam, a causa deste cenário pode
decorrer de uma tentativa, não voluntária e não percebida, de quebrar a lógica
do estudo baseado no avanço gradativo, pautado na adoção de um passo de cada
vez.
O objetivo do presente texto é abordar este fenômeno, o
qual envolve o respeito ao que resolvi chamar
de “Devido Processo Cognitivo”.
Quando iniciamos uma atividade tendemos a
estar com os nossos níveis de disposição e motivação elevados. No
caso da preparação para o concurso público, isto levaria à intenção dedevorar os livros e assistir
todas as aulas que pudermos. E se possível, ao mesmo tempo.
Além disso vivemos a era da velocidade e da busca de
facilidade, na qual tudo deve ser rápido, fácil e grátis.
Naturalmente, por vezes de forma inconsciente, isto acaba refletindo no
comportamento dos candidatos a concursos públicos, no sentido de ter a meta e pretensão de
conquistar a aprovação para ontem, o que tende a levar à busca de atalhos
ilusórios e facilidades inexistentes.
Porém, é natural que esta disposição
depois se converta em frustração. E por que isto acontece? Porque o candidato
pode não estar em condições cognitivas de responder às expectativas alinhadas
com a sua disposição para o estudo naquele momento. Daí
encontra dificuldades para a compreensão e avanço naquilo que está estudando.
Isto pode ocorrer com o estudo bibliográfico, com as aulas ou mesmo com
exercícios.
Vou dar um exemplo prático. O candidato se
organiza para começar a estudar e pega de início uma lista de exercícios ou uma
prova com questões daquela matéria. Daí encontra grande dificuldade para achar
as respostas ou mesmo entender as questões e os conceitos cobrados. Ou, ainda
neste contexto embrionário, decide que vai estudar, por exemplo, Direito
Administrativo, e abre o livro do Prof Celso Antonio Bandeira de Melo,
diretamente na parte de classificação dos atos administrativos, sendo que
encontra dificuldades para compreensão de conceitos e avanço na leitura.
Em seguida sente aquela atividade difícil,
pesada, cansativa. Posteriormente, vem uma dose de frustração. Ao ter que estudar novamente,
sente alguma resistência, o que tornará as coisas ainda mais
difíceis. Aos poucos vai se minando. Está
a um passo de desistir. Além de encarar a preparação para o
concurso como algo pesado e extremamente sacrificante. Prazer em aprender nem
cabe cogitar!
O que está acontecendo neste caso?
Resposta: um desalinhamento entre a
disposição e as condições cognitivas de responder a essa disposição.
Isto vai configurar exatamente o fenômeno que mencionei, ao qual atribuí o nome
de violação ao “Devido Processo Cognitivo”!
Da mesma forma que temos o devido processo
legal, previsto no art. 5º, LIV da Constituição Federal, o qual tem um sentido
processual e material, mas pautado na lógica de respeito aos fluxos, ritos,
atos e condições de defesa estabelecidas, o processo de apropriação intelectual
de informações e conhecimentos na preparação para o concurso também tem seu
fluxo natural, em termos cognitivos.
A violação do devido processo cognitivo pode decorrer de
várias causas. Por exemplo, a falta de domínio de premissas
necessárias à
compreensão de determinadas informações. Este tema foi tratado em texto
específico, denominado O Todo e as Partes na Preparação para
Concursos(clique aqui para ler).
Outro conceito que revela causas de violação ao devido
processo cognitivo envolve o tema doTempo e a Maturação
Cognitiva na Preparação para Concursos, envolve o qual consiste na ideia de que, quanto mais o candidato avança, mais amplia o seu universo semântico. Este tema também foi objeto de texto específico (clique aqui para ler).
Tudo isto impõe a conclusão de que é preciso entender que
o avanço terá que ser gradativo. Conforme se sustenta nas construções sobre
gerenciamento de projetos, “nove mulheres grávidas em
conjunto não fazem 1 bebê em um mês”.
Assim, um primeiro cuidado consiste no alinhamento entre a disposição
que temos e as nossas condições cognitivas. Ou seja, é preciso
saber trabalhar nossa disposição, para o seu consumo
gradativo, o que significa perenidade. Como se diz
popularmente, devagar e sempre! Obviamente que não se trata do devagar quase
parando, mas do devagar “vamos
até aonde conseguirmos ir, tentando aumentar o ritmo aos poucos”.
Se respeitarmos esta lógica, podemos avançar de forma gradativa, sem
sofrimento, mas experimentando avanços que muitas vezes não percebemos.
Porém, num determinado momento, ao pararmos e olharmos para trás, veremos o
quanto evoluímos.
Isto é, precisamos nos respeitar, em termos de capacidade
de cognição. Se assim fizermos, nossa aprendizagem pode ser, naturalmente, em
progressão geométrica, o que se relaciona com o conceito que denomino “Aprendizagem em PG”.
O que não é viável é tentar adotar a lógica do “nove
mulheres grávidas para fazer 1 bebê em 1 mês”! E infelizmente, é esta a lógica das fórmulas mágicas
oferecidas para candidatos a concursos públicos pelos especialistas sem
especialização.
Portanto, tente alinhar sua disposição com suas condições
cognitivas. Se for o caso, dê um passo atrás. Não se exija mais do que pode.
Respeite suas condições. Pense nisto antes de decidir o
que vai estudar, como e por onde.
Respeite o seu Devido Processo Cognitivo!
Autor: Prof. Rogério Neiva
Fonte: Blog do Professor Rogério Neiva
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