Pesquisar

Postagens populares

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Um passo de cada vez: o Devido Processo Cognitivo!


Não é incomum muitos candidatos a concursos públicos e exames, principalmente aqueles que se encontram numa fase não muito avançada do processo de preparação, passem por frustrações e desânimo, ao tentarem estudar determinados assuntos, se deparando com obstáculos e dificuldades. Sem que percebam, a causa deste cenário pode decorrer de uma tentativa, não voluntária e não percebida, de quebrar a lógica do estudo baseado no avanço gradativo, pautado na adoção de um passo de cada vez.
O objetivo do presente texto é abordar este fenômeno, o qual envolve o respeito ao que resolvi chamar de “Devido Processo Cognitivo”.
Quando iniciamos uma atividade tendemos a estar com os nossos níveis de disposição e motivação elevados. No caso da preparação para o concurso público, isto levaria à intenção dedevorar os livros e assistir todas as aulas que pudermos. E se possível, ao mesmo tempo.
Além disso vivemos a era da velocidade e da busca de facilidade, na qual tudo deve ser rápido, fácil e grátis. Naturalmente, por vezes de forma inconsciente, isto acaba refletindo no comportamento dos candidatos a concursos públicos, no sentido de ter a meta e pretensão de conquistar a aprovação para ontem, o que tende a levar à busca de atalhos ilusórios e facilidades inexistentes.
Porém, é natural que esta disposição depois se converta em frustração. E por que isto acontece? Porque o candidato pode não estar em condições cognitivas de responder às expectativas alinhadas com a sua disposição para o estudo naquele momento. Daí encontra dificuldades para a compreensão e avanço naquilo que está estudando. Isto pode ocorrer com o estudo bibliográfico, com as aulas ou mesmo com exercícios.
Vou dar um exemplo prático. O candidato se organiza para começar a estudar e pega de início uma lista de exercícios ou uma prova com questões daquela matéria. Daí encontra grande dificuldade para achar as respostas ou mesmo entender as questões e os conceitos cobrados. Ou, ainda neste contexto embrionário, decide que vai estudar, por exemplo, Direito Administrativo, e abre o livro do Prof Celso Antonio Bandeira de Melo, diretamente na parte de classificação dos atos administrativos, sendo que encontra dificuldades para compreensão de conceitos e avanço na leitura.
Em seguida sente aquela atividade difícil, pesada, cansativa. Posteriormente, vem uma dose de frustração. Ao ter que estudar novamente, sente alguma resistência, o que tornará as coisas ainda mais difíceis. Aos poucos vai se minando. Está a um passo de desistir. Além de encarar a preparação para o concurso como algo pesado e extremamente sacrificante. Prazer em aprender nem cabe cogitar!
O que está acontecendo neste caso?
Resposta: um desalinhamento entre a disposição e as condições cognitivas de responder a essa disposição. Isto vai configurar exatamente o fenômeno que mencionei, ao qual atribuí o nome de violação ao “Devido Processo Cognitivo”!
Da mesma forma que temos o devido processo legal, previsto no art. 5º, LIV da Constituição Federal, o qual tem um sentido processual e material, mas pautado na lógica de respeito aos fluxos, ritos, atos e condições de defesa estabelecidas, o processo de apropriação intelectual de informações e conhecimentos na preparação para o concurso também tem seu fluxo natural, em termos cognitivos.
A violação do devido processo cognitivo pode decorrer de várias causas. Por exemplo, a falta de domínio de premissas necessárias à compreensão de determinadas informações. Este tema foi tratado em texto específico, denominado O Todo e as Partes na Preparação para Concursos(clique aqui para ler).
Outro conceito que revela causas de violação ao devido processo cognitivo envolve o tema doTempo e a Maturação Cognitiva na Preparação para Concursosenvolve o qual consiste na ideia de que, quanto mais o candidato avança, mais amplia o seu universo semântico. Este tema também foi objeto de texto específico (clique aqui para ler).
Tudo isto impõe a conclusão de que é preciso entender que o avanço terá que ser gradativo. Conforme se sustenta nas construções sobre gerenciamento de projetos, “nove mulheres grávidas em conjunto não fazem 1 bebê em um mês”.
Assim, um primeiro cuidado consiste no alinhamento entre a disposição que temos e as nossas condições cognitivas. Ou seja, é preciso saber trabalhar nossa disposição, para o seu consumo gradativo, o que significa perenidade. Como se diz popularmente, devagar e sempre! Obviamente que não se trata do devagar quase parando, mas do devagar “vamos até aonde conseguirmos ir, tentando aumentar o ritmo aos poucos”.
Se respeitarmos esta lógica, podemos avançar de forma gradativa, sem sofrimento, mas experimentando avanços que muitas vezes não percebemos. Porém, num determinado momento, ao pararmos e olharmos para trás, veremos o quanto evoluímos.
Isto é, precisamos nos respeitar, em termos de capacidade de cognição. Se assim fizermos, nossa aprendizagem pode ser, naturalmente, em progressão geométrica, o que se relaciona com o conceito que denomino “Aprendizagem em PG”.
O que não é viável é tentar adotar a lógica do “nove mulheres grávidas para fazer 1 bebê em 1 mês”! E infelizmente, é esta a lógica das fórmulas mágicas oferecidas para candidatos a concursos públicos pelos especialistas sem especialização.
Portanto, tente alinhar sua disposição com suas condições cognitivas. Se for o caso, dê um passo atrás. Não se exija mais do que pode. Respeite suas condições. Pense nisto antes de decidir o que vai estudar, como e por onde.
Respeite o seu Devido Processo Cognitivo!


Autor: Prof. Rogério Neiva
Fonte: Blog do Professor Rogério Neiva


Não vendemos apenas materiais para concurso; proporcionamos a sua realização profissional, sua felicidade, através da aprovação para o cargo público almejado. Oferecemos a oportunidade de você realizar os seus sonhos.
Visite nosso site e fique por dentro das últimas notícias sobre concursos de todo o Brasil: www.fitconcursos.com.br
Acesse também nossa loja virtual e adquira excelentes materiais para a concretização do seu sonho: www.fitconcurso.com.br

Fit Concursos, oferecendo oportunidades...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário para o Fit Concursos

Mensagem