A concentração
e a atenção são fundamentais aos estudos. E um dos fatores determinantes
para a atenção e concentração é a motivação quanto ao objeto de estudo.
Por isto, uma das formas de atacar a falta de concentração começa com a
avaliação do quanto estamos motivados.
O objetivo deste texto
consiste na abordagem darelação entre a concentração (ou
desconcentração) e a motivação (ou desmotivação) para os estudos voltados à
preparação para concursos públicos, bem como trabalhar possibilidades
de estratégicas que ajudem a nos concentrar.
Primeiramente,
é preciso partir da compreensão de que a concentração consiste numa função
cognitiva primária, que envolve uma lógica de seletividade de
estímulos. Ou seja, nos concentrar nos estudos significa eleger como estímulo-alvo o que estamos estudando e ignorar outros possíveis
estímulos.
Recentemente, estava participando de uma sessão
de discussão com colegas psicopedagogos, psicólogos educacionais e cognitivos e
outros profissionais e estudiosos da área da educação, na qual um dos
participantes apresentava um equipamento eletrônico que teria a finalidade de
treinar a concentração. Daí levantei um questionamento que suscitou um saudável
debate e me inspirou a escrever o presente texto.
O questionamento foi o seguinte: o fato de treinar a capacidade de concentração utilizando aquele
equipamento, traria resultado direto, imediato e garantido para outros
contextos que exigem concentração, como no caso dos estudos voltados à
preparação para concursos públicos?
Minha resposta-hipótese: NÃO! E
por que não? Vamos às considerações e fundamentos.
Primeiramente, como sempre, não há a intenção de
sustentar verdades universalizantes e absolutas, pois o seu humano é complexo e
tudo é relativo, principalmente quando se trata de atividades cognitivas como o
estudo para concursos. Neste sentido, não nego que o treinamento da
concentração possa dar alguma contribuição.
Mas o principal fundamento é que o determinante consiste na motivação
para o estudo. Eesta é bastante relativa, a depender do que se
estuda, onde e em quais condições se estuda, bem como o contexto no qual se
desenvolve os estudos.
Vamos a
um exemplo simples, o qual uso corriqueiramente: se você é fanático por seu
time de futebol e está ocorrendo a final ou a partida mais importante do
campeonato, qual será o seu nível de concentração no jogo? Baixo ou elevado?
Obviamente que será elevado.
E o que determinou esta elevação do nível de
concentração? Resposta: a sua motivação com o objeto
atencional. Seria preciso algum treinamento para isto?
Obviamente que não!
O mesmo vale para várias outras situações, como
assistir um filme do gênero que lhe agrada.
Portanto, para se ter concentração nos
estudos, também é importante trabalhar a sua motivação com aquela matéria a ser
estudada. Isto vale para o estudo pautado na leitura, ou
mesmo para uma aula a ser assistida, presencialmente ou pela web.
Uma das possibilidades para aumentar a sua
motivação consiste em trabalhar o prazer em aprender no
processo de preparação para concursos, seja de forma geral, seja de forma
específica.
Portanto, compreenda que a concentração também pode ser determinada pela motivação e
percepção que temos daquilo que estudamos. E a partir desta compreensão
procure adotar estratégias que contribuam com a motivação e
concentração nos estudos.
Bom
estudo, de forma motivada e concentrada!
Autor:
Professor Rogério Neiva
Fonte:
Blog Concursos Públicos e Preparação de Alto Rendimento
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A concentração
e a atenção são fundamentais aos estudos. E um dos fatores determinantes
para a atenção e concentração é a motivação quanto ao objeto de estudo.
Por isto, uma das formas de atacar a falta de concentração começa com a
avaliação do quanto estamos motivados.
O objetivo deste texto
consiste na abordagem darelação entre a concentração (ou
desconcentração) e a motivação (ou desmotivação) para os estudos voltados à
preparação para concursos públicos, bem como trabalhar possibilidades
de estratégicas que ajudem a nos concentrar.
Primeiramente,
é preciso partir da compreensão de que a concentração consiste numa função
cognitiva primária, que envolve uma lógica de seletividade de
estímulos. Ou seja, nos concentrar nos estudos significa eleger como estímulo-alvo o que estamos estudando e ignorar outros possíveis
estímulos.
Mas o principal fundamento é que o determinante consiste na motivação
para o estudo. Eesta é bastante relativa, a depender do que se
estuda, onde e em quais condições se estuda, bem como o contexto no qual se
desenvolve os estudos.
Vamos a
um exemplo simples, o qual uso corriqueiramente: se você é fanático por seu
time de futebol e está ocorrendo a final ou a partida mais importante do
campeonato, qual será o seu nível de concentração no jogo? Baixo ou elevado?
Obviamente que será elevado.
Bom
estudo, de forma motivada e concentrada!
Autor:
Professor Rogério Neiva
Fonte:
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