Pesquisar

Postagens populares

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Concurseiro, descubra como anda seu Nível de Estresse!


Ser um concurseiro de sucesso depende também de saber lidar com a tensão. Faça o teste, descubra como vai sua carga de estresse e veja sugestões de como aliviá-la!

As pessoas usam a palavra “estresse” para descrever uma ampla variedade de situações desde o seu telefone celular tocando enquanto você está falando em outro telefone até os sentimentos associados com a sobrecarga de trabalho intenso, ou a perda de um ente querido.
Mas talvez a mais útil e amplamente aceita definição de estresse (atribuída a Richard S. Lázaro) é esta: o estresse é uma condição ou sentimento vivenciado quando a pessoa percebe que “as demandas excedem os recursos pessoais e sociais que o indivíduo é capaz de mobilizar. ” Em termos menos formais, nos sentimos estressados quando percebemos que “as coisas estão fora de controle.”
Nossa capacidade de lidar com as demandas sobre nós é a chave para a nossa experiência bem sucedida com o estresse. Por exemplo, iniciar um novo trabalho pode ser uma experiência totalmente excitante se todo o resto na sua vida está estável e positivo. Mas, se você começar a estudar para um concurso quando acabou de se mudar para uma casa nova, ou quando seu parceiro está doente, ou se está enfrentando problemas de dinheiro, você pode achar apreparação para o concurso difícil de lidar. O importante é perceber que a dificuldade está na situação como um todo e não, especificamente, no estudo para o concurso.

A Escala de Estresse

Quem estuda para concurso público geralmente está sob algum tipo de estresse, além da expectativa do próprio concurso. Se outros eventos causadores de estresse estiverem ocorrendo na vida do concurseiro, sua saúde pode ser prejudicada e sua preparação, inclusive. Nem todos os eventos inesperados têm o mesmo peso para o estresse. Às vezes quando a ameaça é pequena, a nossa resposta ao estresse é pequena e não nos permite perceber uma situação estressante.
Por isso, é melhor ser capaz de avaliar e medir o seu total de estresse de forma adequada. AEscala de Reajustamento Social, mais comumente conhecida como Escala de Estresse Holmes e Rahe, foi criada para fazer exatamente isso. Esta ferramenta nos ajuda a medir a carga de estresse que levamos e a pensar sobre o que devemos fazer a respeito.
Para medir seus níveis de estresse, use o teste a seguir. Basta marcar a caixa na coluna do lado direito todos os eventos que aconteceram com você no ano passado, anotar o valor e em seguida, somar seu escore. Verifique sua pontuação e a interpretação.





 O que você pode fazer sobre seu nível de estresse?

Se você achar que está em um nível de risco moderado ou elevado de contrair doenças em consequência do estresse ou comprometer suas chances no concurso, então a primeira coisa óbvia a fazer é tentar evitar as situações estressantes.
Embora seja claramente mais fácil dizer do que fazer, você pode, por exemplo, evitar mudar de casa perto das provas do concurso; você pode usar habilidades para minimizar os conflitos com outras pessoas; pode evitar assumir novas obrigações e cuidar melhor de si mesmo enquanto estiver na preparação para o concurso. Lembre-se: afastar-se do estresse ou afaste-o de você! Sua aprovação no concurso pode depender disto!

Fonte: Blog Até Passar




Não vendemos apenas materiais para concurso; proporcionamos a sua realização profissional, sua felicidade, através da aprovação para o cargo público almejado. Oferecemos a oportunidade de você realizar os seus sonhos.
Visite nosso site e fique por dentro das últimas notícias sobre concursos de todo o Brasil: www.fitconcursos.com.br
Acesse também nossa loja virtual e adquira excelentes materiais para a concretização do seu sonho: www.fitconcurso.com.br


Fit Concursos, oferecendo oportunidades...



Um comentário:

  1. Olá, ótimo blog! Visite o meu blog e participe ? http://blogoficialdovinicius.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Escreva aqui o seu comentário para o Fit Concursos

Mensagem