Pesquisar

Postagens populares

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Opinião sobre o Livro "Descomplicando a Informática para Concursos", do autor Reynaldo Telles


 

 
Olá pessoal!
Em primeiro lugar, gostaria de lhes dizer que o meu intuito, ao opinar sobre determinados livros, não é o de promover nenhum autor, bem como nenhuma editora. Ao comentar sobre livros que eu possuo em minha "biblioteca" particular, tenho a intenção exclusiva de emitir opiniões sobre materiais atualizados, que eu uso em meu dia a dia de concurseiro, e que tenho a certeza, poderão ser muito úteis para vários estudantes, na seara do conhecimento, seja para passar em um concurso público (como é o meu caso!), ou para se passar em um vestibular.
Tudo esclarecido, vamos às considerações:

Há poucas semanas comprei um livro, para estudar para o concurso do INSS, sobre um tema muito cobrado em provas e que eu não tinha nenhum material específico, em minha "mini-biblioteca particular": a Informática.
O que me chamou a atenção, em um primeiro momento, foi o título da obra: "Descomplicando a Informática para Concursos". Esse "descomplicar", realmente, me deixou curioso!
Pois bem, comprei o livro, já estudei alguns capítulos, e digo que ele é realmente muito bom. Finalmente, consegui compreender vários conceitos de Hardware, algo que ainda me fazia errar questões em provas, de uma maneira simples e "descomplicada".
Pelo que pude apreender da obra, ela possui uma linguagem bem simples, sem aqueles jargões técnicos que vemos em obras de informática, que dão um verdadeiro "nó" no cérebro da gente. 
O livro possui 11 capítulos, com o que há de mais recente em matéria de informática. Ensina conceitos do Windows XP e do Windows 7 (que vem abarcando uma fatia de mercado cada vez maior no mundo), sendo os Sistemas Operacionais mais cobrados em provas, na atualidade. Mostra também conceitos sobre o Pacote Microsoft Office, assim como o BROffice (muito cobrado em provas). Fala de Internet, Intranet, Redes e Correio Eletrônico, sempre de maneira clara e objetiva.
Porém, uma ressalva que tenho a fazer sobre o livro, é que ele aborda muito pouco o Linux, que hoje  é bastante cobrado nos concursos. Na minha opinião, é a única "falha" da obra, o que não a descaracteriza como um bom manual para se aprender informática, de maneira simples e "descomplicada".

Por Felipe Rodrigues de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário para o Fit Concursos

Mensagem