Pesquisar

Postagens populares

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Xô, sono !!

Por Marina Dutra

Você começa a se preparar para os estudos, mas o sono insiste em lhe atrapalhar. Enquanto lê o livro, você sente suas pálpebras aumentando gradativamente de peso e os bocejos se tornam incontroláveis. Depois de um tempo, seu cérebro aciona o botão “leitura automática” e, quando menos espera, você está lendo sem prestar atenção.
Confira algumas dicas para você despertar o sono durante o estudo:

Chiclete
O chiclete pode ser um grande aliado do candidato. Seu efeito antissono é praticamente imediato, porque ele estimula o nervo trigêmeo, que fica na região do maxilar. O nervo tem ligação com áreas do cérebro responsáveis por mantê-las acordada. A dica é do neurologista da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O chiclete mantém o corpo em alerta para terminar uma suposta refeição que ele manda ao cérebro.

Refeições
Evite estudar depois de almoçar ou jantar, porque após as refeições o organismo sofre alterações que nos dão a sensação de falsa hibernação. Quando comemos, o nível de glicose no organismo aumenta e inibe a ação das células nervosas que nos mantêm acordados. Resultado: sono. Evite ingerir alimentos ricos em glicose nas refeições.

Relaxamento
Se o sono persistir após um longo período de luta entre cérebro x corpo, dê um descanso. Se levante, faça alongamentos para despertar as articulações. Lave também o rosto com água fria. Se for preciso, tome banho para despertar de vez.







Cochilo
Geralmente, mesmo após tentativas frustradas é melhor se entregar ao sono. Tire um cochilo de 15 minutos no máximo para repor as energias, mas não caia na tentação de prolongar o descanso por muito tempo.
Bebidas energéticas
Antes de tudo é preciso lembrar que bebidas energéticas não podem ser consumidas demasiadamente. Você não precisa depender dia e noite de cafeína para se manter acordado. No entanto, o consumo de café ou bebidas energéticas estimula o estado de alerta no organismo.
Em excesso, a cafeína pode ocasionar alguns sintomas como irritabilidade, agitação, ansiedade, dor de cabeça e insônia. Saiba aproveitá-la com prudência.
Há candidatos que além de optarem pelo café, também utilizam o estimulante na forma do famoso Red Bull, com o objetivo de ter mais energia e se manter acordado. A cafeína é um dos compostos ativos das bebidas energéticas. Além dela, as bebidas são compostas também de carboidratos e taurina, que diminuem o estado de sonolência.
É preciso utilizar de forma racional o pó de guaraná que também é rico em cafeína e teobromina. A concentração de cafeína presente no guaraná em pó pode ser até quatro vezes maior do que a encontrada no café; fornecendo efeitos com duração média de seis horas

Fonte: Site Banco de Concursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário para o Fit Concursos

Mensagem