Por Marina Dutra
Aspectos do ambiente de estudo como a altura da mesa, o conforto da cadeira, a falta de iluminação ou o barulho ensurdecedor podem afetar o aprendizado do candidato que está disposto a passar no concurso público. Ler deitado na cama ou encurvado no sofá, além de acarretar dor na coluna, não ajuda o candidato a se concentrar como deveria. Por isso é necessário planejar com antecedência o momento de estudo, criar o hábito de ler sentado e ter sempre a sua disposição livros e apostilas na mesa ou estante. Confira algumas dicas para aumentar seu rendimento:
Local
O interessante é o candidato estudar sempre no mesmo local. O ambiente precisa ser arejado, ter boa iluminação, ser organizado e silencioso. Deixar os materiais de estudo sobre a mesa, por exemplo, evita que você tenha que se levantar toda vez que precisar buscar um livro ou caneta.
Assim como é interessante deixar uma garrafa de água ou uma barra de cereal quando quiser consumi-los. A altura da mesa deve ser compatível com a cadeira – que precisa ser confortável para deixar sua coluna na posição adequada.
Postura
Ler deitado na cama, de costas ou de bruços, pode causar sono ou forçar a coluna vertebral e outros membros do corpo. O ideal é estudar sentado em uma cadeira confortável, mas isso não significa que você não possa mudar a postura de tempo em tempo. Dê uma esticada nas pernas, alongue o pescoço e os braços, levante-se e leia em pé por um tempo.
Pausa
Estudar sem parar causa cansaço físico e mental e pode levar à falta de concentração. Pesquisas apontam que a partir dos 50 minutos de estudos, a produtividade começar a cair, sendo necessário um intervalo de 10 a 20 minutos antes de continuar. Procure sair do ambiente de estudo e faça alguma atividade rápida.
Fonte: Site Banco de Concursos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui o seu comentário para o Fit Concursos