Reunião marca estruturação do processo de estadualização das unidades associadas de Minas Gerais – UEMG
Em reunião que ocorreu no dia 15/02 na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na presença de todos os presidentes das unidades associadas, Reitoria da UEMG, Subsecretário de Ensino Superior e o Secretario de Nárcio Rodrigues, foi montado todo um cenário extremamente positivo para o inicio da estadualização.
Segundo o secretario Nárcio Rodrigues, o governador Antonio Anastasia, determinou duas grandes ações no que tange ao Ensino Superior em Minas Gerais, o primeiro seria a construção do Campus Universitário da UEMG na capital em terreno próprio e a segunda iniciar o processo de estadualização, para que em 2014 todo o processo estive concluso.
O Secretario Nárcio também mostrou seu comprometimento por nomear o Prof. Fabio Kallas como Subsecretário de Ensino Superior, mostrando que as unidades associadas pela primeira vez têm voz e presença no contexto da universidade do estado de minas gerais.
O Prof. Dijon, Reitor da UEMG, também muito a vontade, demonstrou total satisfação, e disse "da mesma forma que vocês necessitam da UEMG, a universidade também precisa e muito de vocês", fazendo uma alusão a questão da pesquisa e extensão colocada pelo Prof. Braz Cosenza.
O Prof. Braz Cosenza, disse que antes, quando as unidades associadas e a UEMG estavam "juntas", a produção cientifica e tecnológica era altíssima em nível comparado às federais, depois da ruptura provocada por vários fatores, esta produção caiu a níveis lastimáveis.
No final da reunião foram montadas duas comissões: uma da estadualização representada pelos presidentes das Unidades Associadas, e outra do PROUEMG, sob a Coordenação do Prof. Braz Cosenza, Presidente do Campus de Carangola. Estas comissões serão importantes, pois delas sairão propostas concretas e decisivas para se iniciar o processo de estadualização.
Prof. Braz Cosenza, ao comentar sobre a reunião disse que "ontem foi um momento histórico, pois pela primeira vez, sentaram-se à mesa as seis Unidades Acadêmicas, o Reitor da UEMG, o Subsecretario de Ensino Superior e o Secretario de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para discutir e achar caminhos para o processo de estadualização e ações concretas para todos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui o seu comentário para o Fit Concursos