Pesquisar

Postagens populares

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pesquisa mostra o impacto do baixo nível de aprendizagem durante o Ensino Fundamental no ingresso e na permanência no Ensino Médio

O baixo desempenho escolar no Ensino Fundamental se tornará um fardo pesado demais para boa parte dos alunos que chegarão ao Ensino Médio nesta condição. De cada 100 desses jovens, 25 abandonarão a escola logo no primeiro ano, enquanto apenas sete de seus colegas com melhor proficiência farão o mesmo. “Combater as falhas de aprendizagem no Ensino Fundamental talvez seja um primeiro passo para tentar reverter a crise de audiência no Ensino Médio”, afirma Amaury Gremaud, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo “Relação entre abandono escolar no Ensino Médio e desempenho escolar no Ensino Fundamental brasileiro”, fomentado pelo Instituto Unibanco.


Futuro comprometido
Para entender o papel que o desempenho escolar do aluno no Ensino Fundamental exerce no ingresso e permanência no Ensino Médio, a pesquisa utilizou dados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). As conclusões revelam que até mesmo a entrada no Ensino Médio fica comprometida para quem aprendeu pouco na etapa anterior. Só 70% dos alunos com as piores notas no Saresp matriculam-se, percentual que sobe para 90% entre os de desempenho mediano (252 pontos na avaliação) e chega a 97% para os que alcançam mais de 370 pontos.
O levantamento também investigou se as características pessoais podem impactar na entrada e permanência no Ensino Médio. Ao analisar aspectos individuais de alunos no 9º ano, os pesquisadores identificaram o perfil com maior possibilidade de não dar sequência aos seus estudos: aluno do sexo masculino, atrasado um ou mais anos em sua formação escolar e cujos pais não possuem nível superior. “A presença de cada um destes fatores aumenta a probabilidade de evasão, porém o atraso escolar é o item que acentua de forma significativa esta tendência”, explica Gremaud.

O peso da nota
Por fim, ao relacionar os diferentes perfis com a nota do Saresp é possível enxergar claramente o peso do nível de aprendizagem no Ensino Fundamental no futuro escolar. Mesmo no caso mais agudo, tratado acima, um aluno com as mesmas condições pessoais, mas que tenha conseguido uma boa nota no Saresp, tem duas vezes mais possibilidades de continuar os estudos após o 1º ano do Ensino Médio que outro com nota inferior à média.
A pesquisa reforça a tese que a solução dos problemas de um nível educacional é claramente dependente da qualidade oferecida no anterior. “Mas é importante não cair no erro de creditar a crise de audiência do Ensino Médio apenas aos problemas do Ensino Fundamental. O Ensino Médio precisa se reinventar e buscar uma nova identidade para manter esses jovens nas salas de aula”, contrapõe Mozart Neves Ramos, conselheiro nacional de Educação.

Fonte: Especial Ensino Médio – Revista Nova Escola (fevereiro de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário para o Fit Concursos

Mensagem